quarta-feira, 1 de abril de 2009

História da televisão


No ano de 1957 a 7 de Março começam as emissões regulares de televisão em Portugal. Tendo sido recebida com alegria por uns e com desconfiança por outros.
As emissões do primeiro Telejornal começaram a 19 de Outubro de 1959.
Durante os anos seguintes na década de 60 a televisão condiciona os hábitos dos Portugueses que organizam a sua vida caseira em redor da programação da televisão .
A verdadeira cobertura nacional só começou em meados da década de 60.
Na década de 70 nascia o segundo canal Português de televisão chamava-se RTP 2.
Sendo a RTP uma empresa estatal manteria o monopólio da televisão em Portugal até 1992.
Nesse ano nascia o primeiro canal de televisão privado, era a SIC que iniciava as suas emissões no dia 6 de Outubro de 1992.
Mas não estava sozinha em Fevereiro de 1993 aparecia a TVI, o segundo canal privado nacional, ficando assim o território continental com 4 canais de televisão.
O Estado continua a manter os dois canais da RTP (RTP1 e RTP2) existindo portanto dois canais públicos e dois privados a SIC e a TVI.

Como são hoje as televisões?

Hoje as televisões não têm nada haver com as primeiras, agora têm uma imagem bastante nítida e a cores e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos uns mais pequenos e outros maiores comos os plasmas.


Início das transmissões em cores

As transmissões regulares a cores nos E.U.A., começaram em 1954. Mas já em 1929, Hebert Eugene Ives realizou, em Nova Iorque, as primeiras imagens coloridas com 50 linhas de definição por fio, cerca de 18 frames por segundo. Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico fazendo demonstrações com 343 linhas, a 20 frames por segundo, em 1940.
Vários sistemas foram criados, mas todos iam de encontro a uma forte barreira: se um sistema novo surgisse, o que fazer com os aparelhos antigos a preto e branco que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50? Criou-se nos Estados Unidos um comité especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto e branco. Esse comité recebeu o nome de National Television System Committee (também conhecido como National Television Standards Committee), cujas iniciais serviam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão a preto e branco que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a cronomância (C), ou seja a cor. O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca em três cores primárias que são o vermelho (R de red), o verde (G de green) e o azul (B de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B. Na recepção o processo é inverso, a imagem compõem-se através da somatórias das cores de pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor.

Como eram as primeiras televisões?

As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.



1 comentário:

  1. Fixe!!!!!!!!! Muito fixe!!!!!!!!!!!
    Não conhecia isso!!!!!!!!!!
    Continua com este bom trabalho!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar